O portal que divulga as maravilhas de Pernambuco.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Brejo da Madre de Deus, um paraíso no interior.

Posted by Pernambuco Tour On 10:53 No comments



A Cidade de Brejo da Madre de Deus, localizada no agreste de Pernambuco, distante 202 km da capital, tem uma população de aproximadamente 45.000 habitantes. Emancipada em 20 de junho de 1983, são 117 anos de conquistas e de muitas belezas para mostrar. Não só por ter o maior teatro ao ar livre do mundo, mas por suas cachoeiras, serras que encantam, pinturas rupestres, além de casarios coloniais e parque das esculturas. A cidade foi destaque entre os dias 13 e 15 de novembro, quando realizou o 1º Encontro de Escaladores de Pernambuco e o 9º Encontro de Escaladores do Nordeste, com muita adrenalina e aventura, tudo por conta das serras. 

Falar de Brejo é mostrar que as peculiaridades do município o colocam em uma posição de destaque. Numa reportagem da Rede Globo Nordeste, exibida em 2008, a atriz Beatriz Castro apresentou o “jipe do agreste”, ou seja, partindo de um jipe, os munícipes de Brejo da Madre de Deus ampliaram o veículo e o transformaram em um carro conhecido como ” Toyota”, que  logo  passou a ser  utilizado também  pelos municípios vizinhos.  Hoje é comum ver essas toyotas na região. Foi uma idéia adotada para trafegar por trechos de estradas de difícil acesso, como as de terra, muitos comuns nas zonas rurais dos municípios do agreste. Na entrada da cidade tem uma escultura de uma Toyota e ocorre no mês de dezembro o Toyofest. 

As serras são outro atrativo a parte. A começar pela Serra da Prata, esta fica próxima a entrada da cidade e, segundo informações da Secretaria de Cultura,  tem esse nome porque quando a chuva molha e o sol bate, ela apresenta um brilho prateado. Através da Serra da Prata dá para visualizar o centro da cidade.

Já a Serra do Estrago ou Sítio Furna do Estrago é um dos pontos turísticos principais, fazendo parte do sítio arqueológico do município, por ter um cemitério de índios que viveram na região cerca de 4.000 anos atrás. A descoberta desses humanos se deu por conta das pinturas rupestres que existem na própria serra e que despertou a curiosidade dos arqueólogos da Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP). Segundo informações de Tadeu Tavares de Souza, que há 14 anos recebe os turistas na Serra do Estrago, uma das pinturas rupestres representa o homem e a mulher; já a outra, representa a caça. Seu Tadeu explicou que os arqueólogos começaram a escavação do sítio há aproximadamente 30 anos e foram desenterrados 83 índios, todos da mesma tribo, denominada Cabeça Chata”. Ele ainda afirmou que em todo o município há cerca  de 52 pontos de pinturas rupestres.
Entrada do Sítio arqueológico e ao fundo a Serra do estrago.

Pinturas rupestres no Sítio Furna do Estrago.
De acordo com informações do Diretor de Cultura, o Prof. Geovani  Barbosa, outro atrativo turístico de Brejo é a  Serra do Ponto que Confere toda a grandiosidade do seu nome: é segundo o IBGE, o ponto mais alto em relação ao nível do mar em Pernambuco, com 1212 metros de altitude. E no século XIX, o arquiteto Louis Vauthier construiu a pirâmide de pedra no alto da Serra do Ponto, para servir de marco de localização para os viajantes que por ali passavam.
 
Existe ainda a Pedra do Cachorro completando o percurso junto a Serra do Ponto , da Prata e do Estrago para quem gosta de esportes radicais como o rapel e a escalada. Já para quem aprecia as trilhas, nada melhor do que a linda Mata do Bitury. Segundo Giovani Barbosa, essa mata fica a 1050 metros acima do nível do mar e é um ecossistema de mata atlântica em pleno agreste. 

Falar do município de Brejo dá muito pano para manga. Os prédios coloniais, no centro da cidade, além do museu que se encontra em reforma e a praça central, ao serem observados pelos visitantes que chegam, dá para perceber como o ambiente é acolhedor. 

Prédios coloniais no centro da cidade do Brejo.
As cachoeiras também servem como outra opção de lazer como as de Sobradinho, Juá, a do sítio Xéu (usadas no rapel), a da  garganta (subida da Serra do Ponto) e a do São Francisco.De acordo com dados da Secretaria  de cultura.

Uma das quedas da Cachoeira do São Francisco.

Já no distrito de Nova Jerusalém, perto da cidade do maior teatro ao ar livre do mundo, tem também o Parque das Esculturas Monumentais Nilo Coelho, com 39 esculturas feitas de granito pelos artesãos locais, retratando o trabalho dos nordestinos.

Parque das esculturas do Brejo da Madre de Deus.

Por fim, o 1º encontro de escaladas nas serras do município de Brejo, que aconteceu nesse último fim de semana, atraiu não só os aventureiros de esportes radicais, mas também outros visitantes que vieram apreciar as belezas da cidade. O comerciante Bruno Lima ficou encantado com Brejo. “Eu já vim a Brejo da Madre de Deus, mas só conhecia Fazenda Nova . Realmente foi gratificante conhecer  outros  pontos turísticos e pretendo voltar mais vezes”, enfatizou.  Enfim, tudo isso serve para os turistas perceberem que o município de Brejo tem muito a oferecer quando se trata de Turismo.

0 comentários:

Postar um comentário