O portal que divulga as maravilhas de Pernambuco.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Di Farias retrata Olinda em suas pinturas

Posted by Pernambuco Tour On 06:55 No comments

Di Farias ladeado de suas pinturas fazendo arte em seu ateliê
O artista plástico Jorge Di Farias nasceu em Recife em 17 de abril de 1969, mas foi Olinda a cidade escolhida por ele para retratar a cultura e o regionalismo através de suas telas. “Desde minha infância admirava Olinda e seus carnavais, e essa admiração já era expressa em meus desenhos quando criança”, recorda o pintor.

Seus dotes artísticos foram percebidos por seus professores na escola quando ele foi morar em São Paulo por volta dos seis anos de idade. Mas foi só em 1988 que ele começou a pintar telas. “Incrivelmente minhas primeiras telas já tinham compradores interessados, mas a primeira eu preferi guardar enquanto que a segunda vendi para um casal dos EUA que passava férias aqui em Pernambuco”, explica. E isso foi motivo suficiente para motivá-lo a continuar sua carreira como pintor.

Logo Di Farias decidiu se especializar na área e fez o curso de História da Arte, onde fez uma análise do trabalho dos impressionistas em especial sobre Van Gogh e também cursou Desenho na Escola de Belas Artes "Aluízio Magalhães" em Recife e Pintura na galeria Meier le bian em Paris. 

Hoje ele é Professor do Senac, onde produz aulas sobre teoria da cor, forma, harmonia e estética no Curso de Estilismo. E reúne suas exuberantes telas expressionistas em seu ateliê no Alto da Sé em Olinda.

As suas obras são caracterizadas por cores vivas, traços expressionistas e realistas, com pitadas de impressionismo e muito contraste entre sombra e luz. Além da marca registrada de Di Farias que é a técnica da perspectiva em suas pinturas, que deixa a impressão de movimento na tela. Todas essas técnicas para retratar a fé, criatividade, cultura e trabalho do povo pernambucano. Motivo pelo qual os turistas são seus clientes freqüentes, na tentativa de levar uma lembrança original do nordeste, além dos colecionadores e fanáticos por arte. “Venho a mais de 15 anos mostrando as paisagens, o folclore e o cotidiano do povo pernambucano e pra mim é muito gratificante, porque também é minha cultura e faz parte de mim”, afirma.

Jorge Di Farias já fez mais de 60 Exposições em todo o mundo seja com exposições individuais, leilões ou coletivas. E nessa trajetória ele conquistou 12 prêmios com destaque para o 1º lugar Máster Medalha de Ouro no Salão de Artes de Londres em 2005.

Entre as outras premiações que o artista recebeu estão: O Troféu Ouro no Salão de Artes UNICAP – 2000; A Medalha de Bronze no Salão de Artes Aeronáutica – 2001; A Medalha de Ouro no Salão de Artes FETEAPE – 2001; O Prêmio Museu do Trem REFASA – 2002; A Medalha de Ouro Salão do Exército – 2003; O Troféu Ouro Jornal Terra da Gente – 2003; A Menção Honrosa Brazilian Fine Art’s – 2003; A Medalha de Prata Salão do Exército - 2004. O Troféu Ouro Jornal Terra da Gente – 2004; A Medalha de Ouro Salão Taborda – 2004; O Troféu Ouro Terra da Gente – 2004 e o Prêmio Salão Arte Brasileira do Exército - 2006.

Com uma pintura tão regionalista era de se esperar o encanto dos turistas por sua arte o que fez com que suas telas percorressem o mundo e estejam presentes em mais de 25 países como a Argentina, Chile, Canadá, Estados Unidos, República Dominicana, Guiana Francesa, Itália, Portugal, França, Noruega, Suíça, Bélgica Dinamarca, Alemanha, Holanda, Inglaterra, Espanha, Grécia, Fillipinas, Timor Leste Austrália, África, Hong Kong, Japão e Coréia.

0 comentários:

Postar um comentário