O portal que divulga as maravilhas de Pernambuco.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Passeio de Catamarã pelas pontes do Recife

Posted by Pernambuco Tour On 05:57 No comments

A bordo do Catamarã, turistas fotografam as pontes do Recife.
Para quem quer conhecer um pouco mais da história do Recife recomendamos o passeio de Catamarã, onde os turistas a bordo de um barco, passeiam pelo rio Capibaribe enquanto a guia explica cada monumento histórico que existe entre as redondezas do lugar, inclusive, a história das cinco pontes pelas quais o Catamarã passa por baixo (segundo a sabedoria popular, é um ótimo momento para se pedir desejos).

Além de relaxante, o passeio é ótimo para se deslumbrar com a beleza do centro histórico, que além de passar pelas pontes ainda é possível observar o Parque das esculturas de Brennand, o Marco Zero, o Teatro de Santa Isabel, o Palácio do Governo de Pernambuco, a Assembléia Legislativa entre outros prédios históricos que a guia faz questão de apontar e de relatar a importância de cada um para a história dessa cidade.

“Eu simplesmente adorei o passeio, sou recifense, mas nunca pensei que aqui tivesse tanto valor histórico e cultural,” confessa a estudante de adninistração Mariana Bastos, 19 anos.


Serviço:
Embarque: Cais das cinco pontas
Horário: 16h e 20h
Capacidade: 60 pessoas
Adulto: R$ 30,00
06 a 10 anos: R$ 15,00
Reservas: (81) 3424.2845



Saiba mais sobre as pontes do Recife:

Da Prefeitura do Recife 

Antiga Ponte Giratória
Está situada no local onde existiu a Ponte Giratória (1923), a qual, abrindo-se, dava passagem às barcaças carregadas de açúcar para o cais de Santa Rita. Inaugurada a 10 de março de 1971, como Ponte 12 de Setembro, recuperou o antigo nome em 19 de setembro de 2003. A ponte dá acesso ao Bairro do Recife, o mais antigo dos bairros da cidade.

Ponte 6 de Março
Conhecida como Ponte Velha, é bela em suas proteções de ferro trabalhado e velhos lampiões. Localizada próxima à ponte está a Casa da Cultura de Pernambuco.

Ponte Buarque de Macedo
Inaugurada em 1890, liga o Bairro do Recife ao de Santo Antônio, área em que se destacam o belo conjunto arquitetônico da Praça da República (Teatro Santa Isabel - 1850, Palácio da Justiça, Palácio do Campo das Princesas - 1843, sede do Governo Estadual, e antiga sede do Liceu de Artes e Ofícios - 1880); e a Rua do Imperador, com o Museu Franciscano de Arte Sacra e a Capela Dourada (1696/1724), representativo exemplo do barroco no Brasil.

Ponte Maurício de Nassau
Instalada no local onde existiu a primeira ponte do Brasil, construída a mando do Conde Maurício de Nassau, governador do Brasil Holandês. Visando reduzir o custo da obra, Nassau resolveu cobrar pedágio, usando como argumento a promessa de que, no dia da inauguração, o público veria um boi voar. A ponte foi inaugurada em 1643 com uma grande festa e o episódio do boi voador - não um boi verdadeiro, mas um animal empalhado, preso por cordas e mastros ocultos numa das janelas do Palácio de Friburgo, hoje desaparecido.

Pontes Princesa Isabel (1863) e Duarte Coelho (1943)
Dessas pontes, belas visões da rua da Aurora, com seus antigos sobrados e casarões refletidos nas águas do rio Capibaribe.

Ponte da Boa Vista
Considerada a ponte mais original do Recife, tem história que remonta ao tempo dos holandeses. Ganhou seu aspecto atual na segunda metade do século XIX, quando adquiriu estrutura de ferro.


0 comentários:

Postar um comentário